Quantas vezes você já ficou se perguntando, porque ocorreu aquele atraso no seu carregamento? E o pior, é que você precisou se desculpar com o cliente, e nem sabia em qual dos processos que havia ocorrido a falha! Por isso, elencamos 6 principais indicadores, que podem influenciar no seu prazo de entrega; claro que há outros indicadores que também podem influenciar, até porque cada caso tem suas peculiaridades, mas de um modo geral esses são alguns dos mais incidentes e você conhecendo-os, poderá tomar medidas para que sejam evitados e obter mais assertividade no prazo de entrega que informou ao seu cliente.
1 – MEDIDAS INCORRETAS (erro de cubagem)
Como já explicamos em outros artigos a cubagem é um fator muito importante em uma negociação de frete. Ela é a medida que a sua carga ocupa de fato no caminhão. E ela é obtida através das medidas da mercadoria já embalada, seja palete, caixa, sacaria, fardo, tambor, caixote entre outros. Ocorre que em algumas situações o produto é muito menor do que sua embalagem e isso acaba dando divergencia na cubagem informada para o setor operacional agendar coleta, pois a medida informada foi a do produto e não considerada a embalagem. Os agendamentos de coletas são feitos com base nas informações de cubagem da carga, para a escolha do veículo e composição da carroceria. Ter que fazer um novo agendamento por que sua mercadoria não coube no caminhão, pode lhe gerar um bom atraso em sua operação. Portanto informe sempre as medidas do produto já embalado para saber ao certo o espaço que ele ocupará no caminhão.
2 – ESCOLHA DO VEÍCULO INCORRETA
A escolha do veículo com antecedência , levando em consideração as necessidades de cada carga é essencial. Pois cada tipo de mercadoria pode ter uma necessidade específica. No caso de mercadorias mais pesadas, precisa-se de um veículo aberto por exemplo, para o carregamento com ponte rolante, empilhadeira ou MUNCK; e por isso é sempre bom verificar o perfil de sua carga, as necessidades dela, como será o carregamento, precisa de um veículo especial? Todas essas questões são importantes e contratar um veículo incorreto para o carregamento pode ocasionar um atraso em sua operação.
3 – PREENCHIMENTO INCORRETO DA NOTA FISCAL
Aqui esta um dos motivos principais que ocorrem atrasos na operação, pois ele vai demorar mais para que seu setor fiscal faça a devida correção. A nota fiscal deverá sempre vir com todas as informações corretas, bem como os dados da transportadora, quantidade de volumes e peso bruto, pois sem essas informações a sua carga não poderá ser embarcada, para evitar problemas em postos fiscais. Os dados do destinatário deverão ser informados corretamente, bem como o devido endereço de destino, pois não é permitido entregar mercadorias em endereços diferentes do informado na nota fiscal, no campo destinatário; salvo em alguns casos, por se tratar de obra, porém, no caso de ser alguma mercadoria para a obra, a mesma deverá vir informado no campo observação o nome do recebedor na distinta obra e o seu cpf com o endereço onde a mercadoria deverá ser entregue. Caso não seja uma obra, deverá então ser emitido uma nota fiscal de simples remessa, do destinatário, que agora passa a ser o fornecedor, que esta enviando o material, ao destinatário final, e essas duas notas fiscais deverão ser entregues ao motorista, para caso haja alguma fiscalização o mesmo tenha em mãos tudo o que precisa para a carga ser liberada sem nenhuma irregularidade.
4 – CARGA E DESCARGA NÃO CONTEMPLADA
É bem comum casos em que não havendo necessidade de carga e descarga, o transportador não contempla esse custo na cotação, para que não encareça para o cliente final por propria escolha do cliente, devido a carga ser de facil movimentação ou mesmo por já terem pessoal ou equipamento para ajudar no carregamento. Porém, nem sempre é assim, há alguns casos em que a mercadoria exige que seja contemplado custo para sua movimentação por se tratar de uma carga que tenha uma certa dificuldade no carregamento. Não contemplar esse custo na cotação sendo que sua carga necessitava, poderá acarretar um atraso significativo, pois contratar pessoal ou equipamentos de ultima hora, além de fazer com que sua operação demore um pouco mais você ainda tem que pagar valores mais altos por se tratar de uma situação emergencial. Por isso, verifique se há alguma necessidade e assegure-se com o transportador, se o valor cotado contempla ou não a carga e descarga de sua mercadoria.
5 – INCIDENTES NO PERCURSO
Esse é um dos motivos que infelizmente não tem como prevenir, uma vez que dependem de fatores externos, mas ajuda a minimizar se você tomar medidas de orientar e conscientizar o motorista no momento do seu carregamento. São incidentes como furtos, acidentes, tráfego intenso, vias bloqueadas, dificuldades de acesso, roubo, avarias, entre outros.
6 – ESCOLHA DE UM TRANSPORTADOR NÃO ESPECIALIZADO
Uma empresa que não é especialista no que faz, pode gerar várias falhas em diversas etapas do transporte de cargas, gerando assim uma demora no tempo de entrega. Por isso, verifique se a sua transportadora é especialista no transporte de carga, busque informações, pesquise sua reputação e avaliações dos clientes para ter certeza de que está sendo atendida por profissionais qualificados no processo logístico.
VAMOS ENTÃO RECAPITULAR QUAIS SÃO OS INDICADORES TRATADOS NESSE ARTIGO:
Bem, são esses os indicadores que podem influenciar no seu prazo de entrega, e entendendo-os lhe ajudará a evitá-los, pois nada pior do que ter que se explicar sobre um atraso que não tenha sido você o causador. Espero que tenham gostado e até o próximo tema!
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