Autor: Sani Pires – Marketing Digital
Ao longo dos últimos tempos o mundo se tornou digital! Grande parte das pessoas hoje estão conectadas e habituadas a plataforma de e-commerce, e cada dia mais os números tem demonstrado que há um grande avanço do e-commerce tanto no Brasil como no mundo todo. Com isso, o marketing como víamos em alguns anos atrás, também teve que ser repensado e evoluir para atingir esse mundo digital. Mas então o que é marketing digital afinal?E como ele pode ser visto no mercado de transporte de cargas no Brasil?
Bem, marketing digital são ações de comunicação através de mídias sociais tais como sites, blogs, redes sociais, motores de buscas do Google, emails, entre outros; para assim, divulgarem e comercializarem seus produtos e serviços , com o objetivo de conquistar novos clientes e otimizar sua rede de relacionamentos. Com uma nova forma de se fazer marketing, surge portanto, novos termos tais como; SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Benchmarking, Remarketing, entre outros, mas esses serão tratados em outros artigos separadamente. Uma das principais razões do sucesso do marketing digital é o potencial de interatividade com o público em larga escala, e de forma bem segmentada, algo que parecia ser possível somente para grandes marcas, devido o alto custo de investimento em marketing tradicional como se fazia até então.
O marketing digital para o mercado de transporte de cargas têm crescido bastante nos últimos tempos, mas como o mercado de transporte é um setor bastante conservador, vemos essa tendência ser pouco explorada nesse segmento, mas com grandes possibilidades de expansão. Algumas pesquisas no ramo logístico, mostram que mais de 40% das empresas de transporte não estão inseridas no meio digital, sendo que 22% delas não utilizam nenhum sistema de gerenciamento de transporte (TMS) e outras 21% nem sabem responder. Isso nos mostra quanto de mercado pode ser explorado ainda pelo marketing digital no meio logístico. Além disso, o marketing digital proporciona a criação de uma identidade digital marcante, uma maior visibilidade dos serviços, uma melhor performance e potencial de atração de clientes, um aumento no lucro e criação de vínculos relacionais com seus clientes, uma vez quer produz conteúdos que o tornem referência através de blogs, consultorias, mentorias e webinar tratando dores específicas de seus clientes, fazendo-os se identificarem com a sua marca. E o que é mais legal, e é uma das principais vantagens desse modelo, é o baixo custo de investimento sendo 62% a menos do que o marketing tradicional e com um impacto muito mais expressivo.
Bem, independente do ramo de negócio, hoje é indispensável tal investimento em divulgações, campanhas e todo o tipo de conteúdo de marketing digital para o crescimento das empresas; mas como dissemos anteriormente, o meio logístico ainda é um tanto conservador e exatamente por isso abre um espaço bem representativo as empresas abertas a atuarem de forma crescente no marketing digital, se tornando referencias nesse nicho, uma vez que ainda há pouca concorrência no mercado digital. Mas, o mais importante é entender que assim como o marketing tradicional, o marketing online também deve ser feito com um bom planejamento das estratégias de marketing para assim potencializar os melhores resultados para sua empresa.
E assim finalizamos mais este artigo sobre a o marketing digital no mercado de transporte de cargas do Brasil; espero que tenha gostado de nosso conteúdo e até o próximo tema!
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