fbpx

Entenda o que significa Logística Inbound e Outbound!

Autor: Sani Pires – Marketing Digital

O meio logístico as vezes parece ter uma linguagem própria não é mesmo? Mas na verdade, assim como em qualquer outra área, existem termos específicos para tratar sobre algum assunto, e não entendê-los em meio a um diálogo pode se tornar um tanto quanto desconfortável para você. Por isso, elencamos esse dois termos bem comum no meio logístico, para lhe explicarmos o que eles são e quais suas diferenças, e assim você nunca mais ficar em dúvida quando estiver em alguma reunião ou em uma conversa com algum profissional desta área.

No mundo de hoje manter um sistema de logística integrada pode ser uma boa estratégia para se destacar em meio a concorrência, pois ela pode otimizar seus custos e o tempo de transporte de suas mercadorias. O processo logístico compreende desde a fabricação onde são comprados os insumos para a produção, até a entrega do produto ao cliente final. 

Mas então, o que seriam Logísticas Inbound e Outbound afinal?

LOGÍSTICA INBOUND – Inbound traduzindo do inglês significa entrada. Sendo assim, logística inbound é o fluxo de entrada na cadeia de suprimentos da sua empresa. Considera-se todas as operações pré-produtivas e produtivas desde a coleta da matéria prima no fornecedor até a chegada da mesma na fábrica, sendo eles os insumos ou produtos inacabados para a linha de produção. É responsável por todo o processo de locomoção, recebimento, descarga dos insumos, bem como o controle da qualidade, embalagem e segurança, e gestão do estoque.


LOGÍSTICA OUTBOUND – Outbound significa saída no inglês. Portanto, considera-se logística outbound todas as operações pós produtivas, da saída dos materiais acabados das fabricas para os centros de distribuição (CD´s) ou para os clientes finais. É ele responsável pelo planejamento de rotas de entrega, contratação de operadores logísticos, monitoramento, tratamento de ocorrências durante o transporte, e análise detalhada sobre a melhor maneira  de transportar a mercadoria, bem como gerenciamento de risco e gestão da segurança da carga e cumprimento das exigências de sua apólice de seguro.

Um dos grandes problemas para a industria é a descentralização de todo esse processo na cadeia de suprimentos, o que muitas vezes acaba gerando um aumento significativo nos custos operacionais, bem como de pessoal qualificado para toda essa gestão e contratação de operadores  em suas variadas demandas tanto de sua logistica inbound quanto outbound, perdendo assim informações durante esse processo uma vez que são inumeros os envolvidos nesse processo. A solução portanto, seria a centralização de todo o processo em um único operador logístico que tenha know-how suficiente para lhe atender, oferendo soluções inteligentes no processo como um todo, desde a coleta, gestão de estoque, embalagem, etiquetagem, armazenagem, e distribuição dos mesmos conforme suas operações. Porém o que dificulta é encontrar empresas especializadas que ofereçam toda essa solução logística.

A Transordi é uma gerenciadora de serviços de transporte, atuando como um operador logístico em toda sua cadeia de suprimentos, oferecendo as melhores soluções de gerenciamento das operações, armazenagem e análise de rotas de distribuição, com toda a segurança, qualidade e eficiência. Dispomos de uma área de 5000 metros estratégicamente localizada no Distrito Industrial de Cachoeirinha, com toda a infra-estrutura, tecnologia e mão de obra qualificada para sua completa gestão de operações logística inbound e outbound. Solicite agora mesmo o contato de um dos nossos consultores para entender um pouco mais das nossas soluções para sua empresa.

Gostou desse artigo? Espero que ele tenha sido útil para a sua gestão logística. Então o que acha de receber conteúdos como esse direto na sua timeline? Siga nossas redes sociais, através dos links que seguem: FacebookInstagramLinkedIn.

Deixe um comentário