fbpx

Cuidados Essenciais para a Segurança de sua Carga

Autor: Sani Pires – Marketing Digital

Nesse artigo vamos tratar de alguns cuidados essenciais na hora de carregar sua mercadoria para que ela chegue ao destino  em segurança. Mas, antes de entendermos sobre esses cuidados, temos que rever quais os principais tipos de cargas e as diferentes instruções para o seu devido carregamento.

Principais tipos de cargas e seus cuidados:
– Cargas Preciosas: São aquelas que contém objetos de alto valor (jóias, metais/pedras preciosas, obras de arte…) Para cada tipo de carga existem normas estabelecidas que garantem a segurança e a qualidade do transporte da mesma. A portaria DPF 3233 de 10/12/2012 estabelece algumas exigências destinadas a esse tipo de carga, que por serem cargas com alto índice de risco e alvo de criminosos, devem ser carregadas em veículos blindados (ex.: carro-forte) com proteção e vigilância armada, afim de garantir a segurança dos objetos em questão.
 Cargas Frágeis: São aqueles objetos com maior probabilidade de avaria no transporte (vasos decorativos, espelhos, vidros) Este tipo de carga há uma preocupação maior a respeito da embalagem do produto, utiliza-se calços, forros, plásticos bolhas, isopor ou até mesmo papel amassado na embalagem do mesmo, afim de minimizar o risco de impactos. O estado de conservação do piso do veículo é outro fator importante a ser considerado, se há pontos de humidade, se os encaixes estão bem fixos e se o posicionamento dos itens mais pesados estão na parte inferior e os mais leves na superior, e se a amarração da carga esta bem feita.
– Cargas Perigosas: cargas que podem gerar algum dano ao meio ambiente ou a população (químicas, biológicas, radioativas, explosivas, inflamáveis, toxicas entre outras) A resolução da ANTT 5232/16 define normas e classificam os tipos de mercadorias perigosas que seguem recomendações do Comitê de Peritos em Transporte de  Produtos Perigosos das Nações Unidas – TDG (Orange Book). Para esses tipos de carregamentos é necessário uma série de licensas especificas de acordo com a classificação de risco da carga, definidas e liberadas por orgãos como ABNT – Normas Técnicas, MJ/DPRF e Polícias Estaduais, Fiscalizações, MMA/IBAMA, Meio Ambiente, MDIC/Inmetro, Defesa Civil, MTE, CNEN, Policia Federal, ANVISA, MD – Comando do Exército, entre outros.
– Cargas Vivas: Transporte de animais. Nesse tipo de carregamento além de todos os cuidados que devem ser tomados a respeito de liberações e licenças específicas para esse perfil de carga, deve-se levar em consideração também a acomodação do animal, seu bem-estar afim de evitar estresse durante o percurso e gerar deslocamentos que possam machucar o animal ou até mesmo causar alguma acidente maior no trajeto. O animal deve estar acomodado de forma a mantê-lo em segurança e tranquilidade.
– Carga Seca: São todas as mercadorias não-perecíveis, desde ferragens, material de construção, material eletrico, eletrônicos, peças automotivas e muito outros. Como há inumeros tipos de mercadorias classificadas como carga secas também deve-se atentar em algumas peculiaridades de cada uma delas levando em consideração as instruções e normas dos produtos, tais como evitar que a carga de cimento por exemplo pegue chuva cobrindo com lonas e bem acondicionado de forma a evitar o contato com a agua, também equipamentos eletrônicos que não podem ter contato com humidade, ou no caso de cerâmicas que necessitam ser acondicionadas com cuidado e um manuseio bem cauteloso na carga e descarga. Deve-se também levar em consideração o tipo de carroceria adequado para a movimentação de cada mercadoria.

– Carga Frigorificada: Laticínios, Frutas, Carnes etc. Estas devem seguir as normas da vigilância sanitária quanto ao grau de resfriamento e/ou congelamento do produto, afim de manter a temperatura ideal para o bom estado e conservação da mercadoria conforme as exigências do Ministério da Saúde e órgãos fiscalizadores.
– Carga Farmacêutica: Vacinas, remédios, injeções. Também são regulamentadas por orgãos fiscalizadores que emitem licenças especificas para esse tipo de transporte, as condições de temperatura tb são levadas em consideração para evitar afetar a validade e ficiencia da medicação e da composição de sua fórmula.
– Carga Pesadas: São aquelas cargas como o proprio nome já diz com um alto volume e peso, tais como maquinários industriais, carros, barcos, navios entre outros. Nesse tipo de carregamento exige-se mais cautela e critérios para a movimentação da mercadoria por conta do seu peso elevado, normalmente são utilizados equipamentos especificos para a sua movimentação tais como: Guindastes, Munck, Pontes Rolantes entre outras. Deve-se atentar para a amarração com cordas, presilias especiais, correntes ou cabos de aço para que fiquem bem acondicionadas, uma vez que o risco de gerar acidentes graves é muito alto.

Oriente sempre ao motorista sobre ser prudente no trânsito, respeitando os limites de velocidade e as sinalizações!- Sinalize nas caixas ou nas embalagens os itens mais frágeis, com etiquetas, e oriente para ter atenção redobrada nestes itens!- Verifique se a limpeza e manutenção do caminhão estão adequadas! Fiscalize as condições dos pneus e do estado da carroceria!- Esteja atento a previsão do tempo e condições climáticas para evitar avarias ou acidentes nas estradas!- Assegure-se de contratar escolta armada e cumprir as exigências da apólice de seguros quanto a gerenciamento de risco em casos de cargas preciosas ou que requeiram cuidados especiais!- Verifique se as licenças estão todas em dia se o seguro esta vigente e se a carga foi averbada!- Siga orientações de pessoal técnico especializado sobre o devido carregamento!- Fiscalize se a carga esta bem acondicionada e oriente ao motorista evitar impactos durante o transporte da mercadoria!

Deixe um comentário